segunda-feira, 28 de março de 2011

Naiá: Estrela das águas



Naquele tempo, nas margens do rio Amazonas as índias acreditavam que a lua era um belíssimo guerreiro que levava as índias mais lindas da aldeia para serem estrelas no céu.

Em um certo dia uma índia linda chamada Naiá ficava a contemplar por muito tempo a beleza da lua branca e os mistérios das estrelas. Enquanto o aroma da noite tropical enfeitava aqueles sonhos, a lua deitava uma luz intensa nas águas, fazendo Naiá subir numa árvore alta para tentar tocar a lua. Mas infelizmente Naiá não obteve resultado.

Mas Naiá era uma índia persistente e decidiu que todas às noites, iria tentar fazer o possível e o impossível para alcançar o desejo de ter a lua em suas mãos. Então ela decidiu subir as montanhas mais altas para tentar sentir com suas mãos a maciez aveludada do rosto da lua, mas novamente ela falhou. Quando chegou lá, a lua estava tão alta que retornou à aldeia desapontada.

Na noite seguinte, Naiá deixou a aldeia esperando realizar seu sonho. Ela tomou o caminho do rio para encontrar a lua nas negras águas.

Refletida no espelho das águas, lá estava a Lua, imensa, resplandecentes. Naiá, em sua inocência, pensou que a lua tinha vindo se banhar no rio e permitir que fosse tocada. Ela mergulhou nas profundezas das águas desaparecendo para sempre.

A lua, sentindo pena daquela tão jovem vida agora perdida.Transformou Naiá em uma flor gigante - a Vitória Régia - com um inebriante perfume e pétalas que se abrem nas águas para receber em toda sua superfície, a luz da lua.

sexta-feira, 25 de março de 2011

IMAGINÁRIOS DA AMAZÔNIA ¹



Na floresta sagrada
A magia que encanta
São as cores , os cantos , as flautas

As folhas exalam o perfume dos sonhos
Cascatas se tornam poesia

Os ventos segredos do tempo
trazidos na névoa
das doces brisas da manhã

Surgem os guardiões da mata
Lendários , vêm despertar

Curupira Matinta Pereira Caipora
Boitatá
Boto Maroto Jurupari
mapinguarí
Bicho Folharal

Os pássaros cantam a melodia da vida
Borboletas voam na dança do amor

Yaras encantam , seduzem os homens
Imaginários da Amazônia
Festa de Boi


______________________________________________
¹ Composição de Maurício Filho / Ademar Azevedo , retirada do site :

:)

terça-feira, 22 de março de 2011

Aqui na rola da praia...



Aqui na rola da praia, mudo e contende do mar,
Sem nada já que me atraia, nem nada que desejar,
Farei um sonho, terei meu dia, fecharei a vida
E nunca terei agonia, pois dormirei de seguida.

A vida é como uma sombra que passa por sobre um riu
Ou como um passo na alfombra de um quarto que jaz vazio;
O amor é um sono que chega para pouco ser que se é;
A glória concede e nega; não tem verdades a fé.

Por isso na orla morena da praia calada e só
Tenho a alma feita pequena, livre de mágoa e de dó,
Sonho sem quase já ser, perco se nunca ter tido,
E comecei a morrer muito antes de ter vivido.

Dêem-me, onde aqui jazo, só uma brisa que passe,
Não quero nada do acaso, senão a brisa na face;
Dêem-me um vago amor de quanto nunca terei,
Não quero gozo nem dor, não quero vida nem lei.

Só, no silêncio cercado pelo som brusco do mar,
Quero dormir sossegado, sem nada desejar,
Quero dormir na distância de um ser que nunca foi seu,
Tocado do ar sem fragrância da brisa de qualquer céu.

                                                                         (Fernando Pessoa, 10-08-1929)


sábado, 19 de março de 2011

Sem educação não há solução.



Fico indignada ao ver que alguns pais não tem nem um senso de responsabilidade com seus filhos, pra mim não deveriam ser pais. Pais que não sabem educar e deixa o filho fazer o que bem entender sinceramente eu não consigo admitir, NÃO CONSIGO. Ontem ao ver uma criança de seis anos batendo e fazendo gesto obsceno e os pais acharem lindo o filho fazer isso me embrulhou o estomago. Criança de dois anos dormindo em um colchão velho e com um lenço no chão enquanto a mãe estava se divertindo, me deu vontade de vomitar. Sinceramente como o Brasil vai pra frente se os próprios pais não sabem pôr limite em seus filhos. Não estou querendo ser moralista, mas tem certas coisas que são muito difícil de aceita.

Pais dando mau exemplo aos seus filhos,  incentivando a fazer libertinagem, pais que vejam os filhos maltratarem os animas e não fazerem nada, pais que não reprimem ao ver o filho fazendo algo errado. Não! Odeio essa hipocrisia, esse fingimento de querer só ser pai quando as consequências aparecem. Chega de falta de educação, chega de falta de senso e ética. Vamos ser pais de verdade, vamos mostrar aos nossos filhos o certo e o errado, depositando sempre nos pensamentos deles algo que faça suscitar à educação e senso da ética. Uma estrutura educacional ajudar a beneficiar à vida de seu filho para um futuro brilhante que ele terá.

Esse texto é um desabafo sobre um episodio que ocorreu ontem comigo. Eu errei e pedi desculpas, mas a pessoa não aceitou. Por mim; tudo bem. Talvez seja por isso que o filho dessa tal pessoa seja essa criança promíscua e sem educação, espero muito que eles aprendem um dia a educar o seu filho, pois ainda há jeito. Espero muito que essa educação hedionda possa um dia desaparecer na vida de vocês queridos pais da tal criança de seis anos.

E para finalizar um fragmento sobre a forma como Sócrates educava os seus filhos:

“Por isso é que a advertência nada me impediu. Não meu insurjo absolutamente contra os que voltaram contra mim ou me acusaram. Verdade é que não me acusaram ou me condenaram com esse modo de pensar, mas na suposição de que me causavam dano: Nisso merece censura. Contudo só tenho um pedido que lhes faça: quando meus filhos crescerem, castigai-os, atormentai-os como o mesmíssimos tormentos que eu vos infligi, se achares que eles estejam cuidando mais da riqueza ou de outra coisa que dá virtude; se estiverem supondo ter um valor que não tenham, repreendei-os, como vos fiz eu, por não cuidarem do que devem e por suporem méritos, sem ter nenhum.”



quarta-feira, 16 de março de 2011

A Lenda do Açaí...


Há muito tempo, quando ainda não existia a cidade de Belém do Pará, vivia no local uma tribo indígena. Nesta época os alimentos eram escassos e por este motivo o cacique tomou uma decisão muito cruel: resolveu que todas as crianças que nascessem a partir daquela data, seriam necessariamente sacrificadas, uma vez que não haveria alimento suficiente para todos.
Porém, Iaça, filha do Cacique, deu a luz a um lindo menino o qual não foi poupado da cruel decisão de seu avô.
A índia chorava todas as noites com saudades de seu filho, até que numa noite de lua cheia, a índia ouviu o choro de uma criança. O choro vinha da direção de uma bela palmeira.
Quando a índia chegou ao local, seu filho a esperava de braços abertos. Radiante de alegria, Iaça correu para abraçá-lo, mas quando o fez, a criança misteriosamente desapareceu. No dia seguinte, a índia foi encontrada morta, abraçada ao tronco da palmeira. Seu rosto trazia um suave sorriso de felicidade e seus olhos negros, ainda abertos, fitavam o alto da palmeira que estava carregada de frutinhos escuros.
Então, o Cacique mandou que apanhassem os frutinhos e percebeu que deles poderia se extrair um suco quando amassados, que passou a ser a principal fonte de alimento daquela tribo. Este achado fez com que o Cacique suspendesse os sacrifícios e as crianças voltaram a nascer livremente, pois a alimentação já não era mais problema na tribo.
Em agradecimento ao deus Tupã e em homenagem a sua filha, o Cacique deu o nome de AÇAÍ aos frutinhos encontrados na palmeira, que é justamente o nome de IAÇA invertido
.

sábado, 12 de março de 2011

Mas Alla De Tus Ojos.


Um belo reggae para relaxar
Um belo reggae para refletir
Um belo reggae para viajar
Um belo reggae para sentir...

Viva Jah, sempre sempre!


"Ya no uses mas palabras de esas sin contenido
Destruyen hoy tu vida,destruyen tu destino
Ya no sirve de nada tener la mente hueca
Nutrila con amor veras la recompensa..."
 
Um otimo final de semana queridos leitores!


 

Dez Coisas que Levei Anos Para Aprender

1. Uma pessoa que é boa com você, mas grosseira com o garçom, não pode ser uma boa pessoa.

2. As pessoas que querem compartilhar as visões religiosas delas com você, quase nunca querem que você compartilhe as suas com elas.

3. Ninguém liga se você não sabe dançar. Levante e dance.

4. A força mais destrutiva do universo é a fofoca.

5. Não confunda nunca sua carreira com sua vida.

6. Jamais, sob quaisquer circunstâncias, tome um remédio para dormir e um laxante na mesma noite.

7. Se você tivesse que identificar, em uma palavra, a razão pela qual a raça humana ainda não atingiu (e nunca atingirá) todo o seu potencial, essa palavra seria "reuniões".

8. Há uma linha muito tênue entre "hobby" e "doença mental".

9. Seus amigos de verdade amam você de qualquer jeito.

10. Nunca tenha medo de tentar algo novo. Lembre-se de que um amador solitário construiu a Arca. Um grande grupo de profissionais construiu o Titanic.

Luís Fernando Verissímo.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Sonhos...

"Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos de realmente nosso, de impenetravelmente e inexpugnavelmente nosso."

Papo calcinha...

Ontem, foi o dia de nós mulheres. Mulheres trabalhadoras e guerreiras que aguentamos tantas coisas, que homem nenhum talvez não aguentaria. Dizem que mulher é sexo frágil. Será mesmo? Logicamente que não, mulheres que sente dor ao parir a um filho, a dor de uma cólica menstrual, TPM, desilusão amorosa, mulheres que lutam até hoje pela sua independência, mulheres que sofrem de maltrato de homens covardes, mulheres que sofrem preconceitos e tantas outras coisas que nós somos “obrigadas” a aceitar. O post de hoje, vai especialmente a todas as mulheres do mundo todo. Nós mulheres merecemos respeito e admiração, FORA machismo, FORA preconceito. Queremos ser respeitadas e admiradas pelas nossas forças, porque meu caro ser mulher é ser muito macho, aguentar uma dor de parto não é pra qualquer um, ter dor de cólica é um suplício, sofrer por amor é um tormento, tenta se estabilizar em seu trabalho é sofrer preconceito constantemente.
Ontem, em casa fiz uma reuniãozinha básica como as minhas amigas e eu, rodeada à cerveja e tira-gosto, e começamos a falar sobre esse dia tão especial para nós, falamos como é difícil uma mulher ter atitudes e não ser vitimas do machismo do homem. Minha amiga falou algo que me intrigou. Ela disse que quando uma mulher se declara, ela não está sendo fácil e sim tendo atitude. E concordo plenamente, ter atitude não é ser fácil e sim  de está tentando expor aquilo que está guardado dentro de si.  Nós mulheres se fomos pra cama de primeira é porque à mulher não presta é fácil. Meu Senhoooor! Estamos no século XXI e esse machismo ainda persiste em acontecer, NÃO queremos ser tratadas como donas de casa e sim como mulheres independentes e libertadoras. Uma sociedade libertadora dará ao mundo, menos preconceitos e mundo mais igualitário.
Somos verdadeiras heroínas, pois vencermos obstáculos à medida que parecem cada vez mais obstáculos. Mães heroínas que não se separam dos seus filhos, até que este seja capaz de ser virar por conta própria. Mulheres heroínas aclamaram ilustres personagens da história, por suas idéias e a maneira de mudar o mundo por meio de sua luta e determinação. Somos guerreiras, somos heroínas, somos mães, e queremos respeito e admiração.

sexta-feira, 4 de março de 2011

FILHOS BRILHANTES ALUNOS FASCINANTE.

Bons filhos conhecem o prefácio da história de seus pais Filhos brilhantes vão muito mais longe, conhecem os capítulos mais importantes das suas vidas.

Bons jovens se preparam para o sucesso. Jovens brilhantes se preparam para as derrotas. Eles sabem que a vida é um contrato de risco e que não há caminhos sem acidentes.

Bons jovens têm sonhos ou disciplina. Jovens brilhantes têm sonhos e disciplina. Pois sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas, que nunca transformam seus sonhos em realidade, e disciplina sem sonhos produz servos, pessoas que executam ordens, que fazem tudo automaticamente e sem pensar.

Bons alunos escondem certas intenções, mas alunos fascinantes são transparentes. Eles sabem que quem não é fiel à sua consciência tem uma dívida impagável consigo mesmo. Não querem, como alguns políticos, o sucesso a qualquer preço. Só querem o sucesso conquistado com suor, inteligência e transparência. Pois sabem que é melhor a verdade que dói do que a mentira que produz falso alívio. A grandeza de um ser humano não está no quanto ele sabe, mas no quanto ele tem consciência que não sabe.

O destino não é frequentemente inevitável, mas uma questão de escolha. Quem faz escolha, escreve sua própria história, constrói seus próprios caminhos.

Os sonhos não determinam o lugar onde vocês vão chegar, mas produzem a força necessária para tirá-los do lugar em que vocês estão. Sonhem com as estrelas para que vocês possam pisar pelo menos na Lua. Sonhem com a Lua para que vocês possam pisar pelo menos nos altos montes. Sonhem com os altos montes para que vocês possam ter dignidade quando atravessarem os vales das perdas e das frustrações. Bons alunos aprendem a matemática numérica, alunos fascinantes vão além, aprendem a matemática da emoção, que não tem conta exata e que rompe a regra da lógica. Nessa matemática você só aprende a multiplicar quando aprende a dividir, só consegue ganhar quando aprende a perder, só consegue receber, quando aprende a se doar.

Uma pessoa inteligente aprende com os seus erros, uma pessoa sábia vai além, aprende com os erros dos outros, pois é uma grande observadora.

Procurem um grande amor na vida e cultivem-no. Pois, sem amor, a vida se torna um rio sem nascente, um mar sem ondas, uma história sem aventura! Mas, nunca esqueçam, em primeiro lugar tenham um caso de amor consigo mesmo.

                                                                                                                               
                                                                                                                                           (Augusto Cury).

quinta-feira, 3 de março de 2011

Paizinho...

Hoje vou fazer um post, mais que especial. É um post sobre a pessoa mais importante de minha vida, esse post é sobre o meu pai.

Hoje meu pai, está fazendo mais um ano de vida e quero dizer o quanto ele é especial para mim. O quanto que ele é importante em minha formação, meu pai é a pessoa mais integra e incorruptível que eu conheço. Com ele, eu aprendo cada vez mais, e só tenho agradecer pela destreza que ele me proporcionou em toda minha vida. Hoje é o seu dia, mas quem ganha o presente somos nós, seus filhos (Camille, Sâmara, Rogério, e Reinaldo Jr.), pois o que o senhor fez por nós, não bastaria um simples obrigado.

Pai você é muito importante, e tenho muito orgulho de ser sua filha, muito obrigada por fazer suscitar a alegria de aprender, muito obrigada pela educação maravilhosa, obrigada por iluminar o meu caminho, obrigada pelo afeto e dedicação em nossas vidas, por me apoiar em minhas escolhas, por me da à mão quando o mundo para mim, parecia um caos sem fim. Obrigada pai, por senhor ser o meu pai.

Que Deus continue lhe abençoando sempre, pois o senhor merece muito — pelo seu esforço e dedicação tanto em seu trabalho e em sua família. Que essas opulências de dedicação sempre estejam presente na vida, de nós; os teus filhos. Chega ser inefável descrever o amor que eu sinto por ti, então em uma única frase: Eu te amo.