segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Essa menina só tem vinte aninhos...


Completando mais uma primavera, mais um aninho, mas continuo sendo uma menina cheia de sonhos. Sonhos realizados, sonhos que ainda vou realizar, sonhos que ainda viram.
Bem, nessa data tão especial só tenho a agradecer a Deus a tudo que ele tem me oferecido, e não foi pouco não (rs!).
Quero agradecer pelas felicidades, pelos desafios que eu encontro nessa trilha da vida. Pelo presente antecipado que ele me deu há uma semana atrás. Foi uma lição de vida incrível.
Pelo determinismo de crescer profundamente no que faço. Pela minha escolha profissional que é um pouco difícil, mas prazerosa por demais. Pela minha família linda que me dar todo o sustento pra eu chegar aonde eu quero. E por últimos aos meus amigos verdadeiros que são poucos, mas são tão especiais que cada momento que passamos juntos é difícil de explicar.

Obrigada, Obrigada e Obrigada!
Bom dia, dia lindo, segunda linda, tudo lindo.

Pra onde vais assim?
Toda cheia de sonhos
Descalça, rodopiando e feliz!
Toda determinada
Com um olha brilhando de tanto alegria
E desejos incontroláveis

Pra onde vais assim?
Trilhando os desafios de vida
Seguindo sempre na fé
Sem medo de ser feliz
Sem medo de amar
Sem medo de errar

Pra onde vais assim, menina!
Com apenas 20 aninhos
Já sabe o que quer
Ama o que tem
Já idolatra o que faz

Ela responde:
Eu vou seguindo
A trilha da vida
Seguindo na fé
Com um sorriso
Estampado no rosto
Rodopiando descalça
Nessa chuva gostosa
Indo a direção do meu sonho
Ele está ali, bem ali
Me olhando, estou indo à sua direção
Nessa chuva cheia de purificação....

 (Camille Miranda)

domingo, 16 de outubro de 2011

Cobra Grande - Boiúna.



A lenda da cobra grande é umas das mais conhecidas lendas do folclore Amazônico e aparece em diferentes feições. Cobra grande também conhecida como Boiúna possui diferentes formas encantatórias, conformes dados colhidos entre a população ribeirinha. Acreditam até, que alguns igarapés foram formados pela sua passagem que abre grandes sulcos nas restingas, igapós e em terra firme. Na Amazônia, ela toma diversos nomes: Boiúna, Cobra Grande, Cobra Norato, Mãe D Água, entre outros, mas independentemente de seu nome, ela é a Rainha dos rios Amazônicos e suas lendas podem ter surgido em virtude do medo que provoca a serpente d água, que devora o gado que mata a sede na beira dos rios.

Desta lenda originaram várias outras histórias. Uma delas, do estado de Roraima, tem como cenário o famoso rio Branco. Conta-se que a cunhã poranga (índia mais bela da tribo) apaixonou-se pelo rio Branco e, por isso, muiraquitã ficou com ciúme. Para se vingar muiraquitã transformou a bela índia na imensa cobra que todos passaram a chamar de Boiúna. Como ela tinha um bom coração, passou a ter a função de proteger as águas de seu amado rio Branco.

Outra história que os ribeirinhos contam sobre a cobra grande é a lenda da cobra Norato que diz a respeito a uma índia que se engravida da Boiúna e deu à luz a duas crianças gêmeas. Uma delas, um menino, recebeu o nome de Honorato ou Nonato, e uma menina, chamada de Maria. Mas a Índia não queria as crianças e para ficar livre dos filhos, ela os jogou no rio. Entretanto as crianças não morreram, e conseguiram sobreviver e se criaram. Honorato não fazia nenhum mal, mas sua irmã tinha uma personalidade muito perversa. Causava sérios prejuízos aos outros animais e também às pessoas.

Eram tantas as maldades praticadas por ela que Honorato acabou por matá-la para pôr fim às suas maldades. Mas, com a morte de sua irmã acarretou a Norato um feitiço que o transformava em cobra grande que causava medo e temor àqueles que vissem. Deste modo, para que se quebrasse o encanto de Honorato era precisou que alguém tivesse muita audácia para derramar leite na boca da enorme cobra e fazendo um ferimento na cabeça dela até sair sangue. Porém ninguém tinha coragem de enfrentar a enorme cobra. Até que um dia um soldado de Cametá (município do Pará) conseguiu libertar Honorato do terrível encanto, e ele deixou de ser cobra d'água para viver na terra como um homem bonito e sagaz.


Existem ainda algumas crenças que buscam explicar a existência de cobras grandes na região Amazônica. Acredita-se, por exemplo, que quando uma mulher engravida de uma visagem a criança fruto desse terrível cruzamento está predestinada a ser uma cobra grande. Essa crença é bastante comum entre as populações que habitam as margens dos rios Solimões e Negro, no Amazonas.

Há ainda os que contam que a cobra grande pode algumas vezes parecer um navio para assustar os ribeirinhos. Refletindo o luar, suas enormes escamas parecem lâmpadas de um navio todo iluminado. Mas quando o "navio" chega mais perto é possível ver que na verdade é uma cobra grande querendo dar o bote.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Lua pra onde você vai assim...


Tão encantadora
Tão cheia de si, tão determinada e tão formosa?
Toda misteriosa e cheia de magnetismo
Que enfeitiça todos que a vêem
Sem dimensão, sem contestação.

Lua sua danada...
Aonde vais assim tão cheia e ligeira?
Que parece mais um vulcão
Entrando em erupção...
E esse vulcão... Ah esse Vulcão
Que faz desperta os mais doces venenos
E os mais loucos desejos
Àqueles que te olham com paixão

Lua cheia de fases
Não fuja de mim
Leve-me contigo para o teu horizonte
Um lugar aonde exista só nós dois
Quero saciar-me aos prazeres e gozos
Sem pudores e sem limites aos devaneios do teu coração.

(Camille Miranda)






quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Quem não dá assistência, abre concorrência


Você homem da atualidade, vem se surpreendendo diuturnamente com o "nível" intelectual, cultural e, principalmente, "liberal" de sua mulher, namorada e etc. 

Às vezes sequer sabe como agir, e lá no fundinho tem aquele medo de ser traído - ou nos termos usuais: "corneado". Saiba de uma coisa... Esse risco é iminente, a probabilidade disso acontecer é muito grande, e só cabe a você, e a ninguém mais evitar que isso aconteça ou, então, assumir seu "chifre" em alto e bom som. 

Você deve estar perguntando por que eu gastaria meu precioso tempo falando sobre isso. Entretanto, a aflição masculina diante da traição vem me chamando à atenção já há tempos. 

Mas o que seria uma "mulher moderna"? 

A princípio seria aquela que se ama acima de tudo, que não perde (e nem tem) tempo com/para futilidades, é aquela que trabalha porque acha que o trabalho engrandece que é independente sentimentalmente dos outros, que é corajosa, companheira, confidente, amante... 

É aquela que às vezes tem uma crise súbita de ciúmes, mas que não tem vergonha nenhuma em admitir que esteja errada e correr pros seus braços... 

É aquela que consegue ao mesmo tempo ser forte e meiga desarrumada e linda...

Enfim, a mulher moderna é aquela que não tem medo de nada nem de ninguém, olha a vida de frente, fala o que pensa e o que sente, doa a quem doer... 

Assim, após um processo "investigatório" junto a essas "mulheres modernas" pude constatar o pior: 

VOCÊ SERÁ (OU É?) "corno", a menos que: 

- Nunca deixe uma "mulher moderna" insegura. Antigamente elas choravam. Hoje, elas simplesmente traem, sem dó nem piedade. 

- Não ache que ela tem poderes "adivinhatórios". Ela tem de saber - da sua boca - o quanto você gosta dela. Qualquer dúvida neste sentido poderá levar às consequências expostas acima. 

- Não ache que é normal sair com os amigos (seja pra beber, pra jogar futebol...) mais do que duas vezes por semana, três vezes então é assinar atestado de "chifrudo". As "mulheres modernas" dificilmente andam implicando com isso, entretanto elas são categoricamente "cheias de amor pra dar" e precisam da "presença masculina". Se não for a sua meu amigo... Bem... 

- Quando disser que vai ligar, ligue, senão o risco dela ligar pra aquele ex bom de cama é grandessíssimo. 

- Satisfaça-a sexualmente. Mas não finja satisfazê-la. As "mulheres modernas" têm um pique absurdo com relação ao sexo e, principalmente dos 20 aos 38 anos, elas pensam em - e querem - fazer sexo todos os dias (pasmem, mas é a pura verdade)...bom, nem precisa dizer que se não for com você... 

- Lhe dê atenção. Mas principalmente faça com que ela perceba isso. Garanhões mau (ou bem) intencionados sempre existem, e estes quando querem são peritos em levar uma mulher às nuvens. Então, leve-a você, afinal, ela é sua ou não é???? 

Nem pense em provocar "ciuminhos" vãos. Como pude constatar, mulher insegura é uma máquina colocadora de chifres. 

- Em hipótese alguma a deixe desconfiar do fato de você estar saindo com outra. Essa mera suposição da parte delas dá ensejo ao um "chifre" tão estrondoso que quando você acordar, meu amigo, já existirá alguém MUITO MAIS "comedor" do que você... Só que o prato principal, bem... Dessa vez é a SUA mulher. 

Sabe aquele bonitão que, você sabe, sairia com a sua mulher a qualquer hora. Bem... de repente a recíproca também pode ser verdadeira. Basta ela, só por um segundo, achar que você merece... Quando você reparar... Já foi. 

- Tente estar menos "cansado". A "mulher moderna" também trabalhou o dia inteiro e, provavelmente, ainda tem fôlego para - como diziam os homens de antigamente - "dar uma", para depois, virar pro lado e simplesmente dormir. 

- Volte a fazer coisas do começo da relação. Se quando começaram a sair viviam se cruzando em "baladas", "se pegando" em lugares inusitados, trocavam e-mails ou telefonemas picantes, a chance dela gostar disso é muito grande, e a de sentir falta disso então é imensa. A "mulher moderna" não pode sentir falta dessas coisas... Senão... 

Bem amigos, aplica-se, finalmente, o tão famoso jargão "quem não dá assistência, abre concorrência". 

Deste modo, se você está ao lado de uma mulher de quem realmente gosta e tem plena consciência de que, atualmente o mercado não está pra peixe (falemos de qualidade), pense bem antes de dar alguma dessas "mancadas"... Proteja-a, ame-a, e, principalmente, faça-a saber, disso. 

Ela vai pensar milhões de vezes antes de dar bola pra aquele "bonitão" que vive enchendo-a de olhares... “E vai continuar, sem dúvidas olhando só pra você”.

(Arnaldo Jabor) 
Como sempre impecável!