terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Clarice Lispector

Segue abaixo dois fragmentos lindos de minha escritora preferida (Clarice Lispector). Vou compartilhá-los com vocês queridos leitores.

A POSTERIDADE NOS JULGARÁ

Quando for descoberto o remédio preventivo contra gripe, as gerações futuras nunca mais poderão nos entender. Gripe é uma das tristezas orgânicas mais irrecuperáveis, enquanto dura. Ter gripe é ficar sabendo de muitas coisas que, se não fossem sabidas, nunca precisaram ter sido sabidas. É a experiência da catástrofe inútil, de uma catástrofe sem tragédia. É um lamento covarde que só outro gripado compreende. Como poderão os futuros homens entender que ter gripe nos era uma condição humana? Somos seres gripados, futuramente sujeitos a um julgamento severo ou irônico. ( Texto retirado do livro A Dercoberta do Mundo da escritora Clarice Lispector p.314)


PERDOANDO DEUS

... Mas quem sabe, foi porque o mundo também é rato, e eu tinha pensado que já estava pronta para o rato também. Porque eu imaginava mais forte. Porque eu fazia do amor um calculo matemático errado: pensava que somando as compreensões, eu amava. Não sabia que, só por ter carinho, pensei que amar é fácil. É porque eu não quis o amor solene, sem compreender que a solenidade ritualiza a incompreensão e a transforma em oferenda.( Fragmento tirado do texto Perdoando Deus, no livro A Descoberta do Mundo, da escriora Clarice Lipsctor p.313)

Nenhum comentário:

Postar um comentário