sábado, 20 de novembro de 2010

Esperando um mundo melhor...

Estou cada vez mais convencia que o mundo em que eu vivo é feio e triste. E a única coisa que me faz ter orgulho de fazer parte desse mundo é a natureza e a cultura de minha terra. Infelizmente essa semana aconteceu algo muito triste, que não vale a pena ser exposto aqui.  Na quinta-feira, dia 18 de novembro; tive a certeza que as pessoas estão cada vez mais desumanas e a atrocidade está dominando os seus corações. Não consigo entender como as pessoas podem ser tão secas de corações, de almas obscuras, e não conseguir amar os seus semelhantes. Deus nos dá um mundo maravilhoso cheio de encantos e fascínios e em troca, a recompensa que damos a ele é: Ódio, desumanidade, egocentrismo, etnocentrismo, e um “animalesco” sem dimensão.


O que está acontecendo com o sabor da bondade? Nos tempos hodiernos as pessoas são emburradas, tristes com a vida e fazem coisas ignóbeis tão naturalmente, que no meu entender de ver as coisas, se tornou tão normal. Sócrates afirmava que o conhecimento do homem em si mesmo se implicar nas próprias faltas e carências. Mas as pessoas estão cada vez mais egocêntricas, pensam só nelas. Sócrates é uns dos mais importantes mestres da filosofia, com ele aprendi a ser mais humana e ter carinhos aos meus semelhantes, à magistratura socrática se resumia em um único sentimento: O amor. Sem dúvida, a maiêutica socrática é uma forma de desvelar a virtude que esta dentro de cada ser humano. E a bondade faz parte desse desvelamento.

As pessoas têm que aprender a sentir amor e serem humildes em suas atitudes. Esse bem não pode ficar adormecido e esquecido, temos que reagir-lo para o mundo. Temos que buscar a virtude humana em nossa alma e purificá-la de todos os males que existe. Aristóteles ponderava que o bem é algo atingível. Entretanto não é fácil, agir bem e tanto raro como nobre e louvável. Felizes aqueles que têm amor pelos seus semelhantes, que apesar de todos os períodos de crises e incompreensões, reconhece que vale a pena ajudar os outros, independente de raça, religião, etnia, etc.

Eu sou sonhadora, e sonho sempre em um mundo melhor. Mas esse sonho está ser tornando inatingível. Queria poder fazer que nem Yacoub, subir em um banco de praça e começar a contar-lhes os contos mais esplêndidos de todos. Como na história de Yacoub, o plano também fracassa. Não deu certo porque as pessoas não estão mais a procura da suprema felicidade e são triste de coração. São pessoas que, por mais as coisas acontecem, se recusam a mudar. Acham que não pode existir coisas mais maravilhosas do que o jeito delas serem, e o destino destas pessoas são triste.

Enfim, mudando o rumo da história:
Enquanto o mundo não muda, sei que sempre haverá uma luz no fim do túnel. Então como ela ainda não chegou, vou contar historias para mim mesmo, assim o mundo não vai mudar-me. Irei me afundar em livros e mais livros, não para ter só conhecimento. E sim para acreditar que o mundo em que eu vivo é o mundo dos contos mais prodígios.

Caros leitores, este texto é um desabafo sobre o fato ocorrido na quinta. Neste dia tive a certeza que pessoas de coração seco existem. Fiz esse texto com o afinco de retrata o que eu sentir ao passar por essa situação triste. Mas como diz o ditado: “Há males que vem para o bem”

Ontem, encontrei a Gisele (professora de literatura do curso de letras), exemplo de humildade no coração. Eu não há vi, ela mesmo veio falar comigo “Eu quero um abraço” Disse ela, com aquela voz meiga. Nossa o ocorrido de quinta desapareceu de forma ligeira. Pessoas como ela, me faz acreditar que o mundo pode mudar.


Tchau:

Irei morar em um livro.

Beijos e Abraços aos humildes de corações.


Referências:

ARISTÓTELES.  Ética a Nicômaco. In: Martin Claret. São Paulo, 2008

SÓCRATES. Sócrates, homem conhece-te a ti mesmo. In: Martin Claret. São Paulo, 2008

GOUGAUD Henri. O contador de histórias. In: Gradiva. A Arvore dos tesouros. Lisboa, 1988


Um comentário:

  1. Camille Miranda ...

    É realmente existem pessoas desumanas e secas de coração ... MAs esfrie a cabeça ... O bom do ser humano ou de organismos organicos é o poder da evoluçao ...!!

    O que falta é o empurrão ou o exemplo ...!!

    ResponderExcluir