quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Etnia Xikrin usa o cinema para perpetuar sua cultura.

Retirei essa noticia do jornal O Liberal, que ressalta a perpetuação da cultura indígena da etnia Xikrin.


“Índios da etnia Xikrin do Kateté, que habitam uma região situada a 450 quilômetros de Marabá, criaram o grupo audiovisual intitulado "Mekaron Opoidjo Ipey" - o equivalente a cineastas indígenas, em português. O projeto tem o objetivo principal de registrar a cultura e tradição da etnia. A criação do grupo foi estimulada pela Associação Indígena Porekrô, que, através do seu Ponto de Cultura Aldeia Digital, promove na comunidade um grande projeto, que terá a duração de três anos, com oficinas de formação em cinema.
De acordo com Bemaiti Xikrin, presidente da Porekrô, a iniciativa deverá mostrar à sociedade não indígena a riqueza e a beleza das festas e tradições da etnia. A primeira oficina do projeto foi realizada neste mês, pelo premiado cineasta Ronaldo Rosa. Durante cinco dias, ele ministrou oficina de roteiro com carga horária de 30 horas aula, tendo reunido 25 jovens indígenas.
Ronaldo Rosa afirmou que os indígenas assimilaram bem o que é um roteiro e sua construção, situação que vai facilitar todo o processo da capacitação em audiovisual. O cineasta ressaltou que durante os dias de oficina na aldeia Kateté foi possível fazer na prática o que foi aprendido em sala de aula, através do registro das manifestações culturais que estavam acontecendo no local, como a festa do Maribondo, que é o rito de passagem do guerreiro Xikrin.
Aproveitando as atividades de formação em audiovisual, o Ponto de Cultura Aldeia Digital lançou na comunidade o projeto “Mekaron Pront - que quer dizer cinema em movimento”. O projeto vai promover, aos sábados, sessões de cinema ao ar livre no pátio central da aldeia. A sessão de inauguração contou com a participação de centenas de membros da comunidade, que ficaram maravilhados com a novidade. Na ocasião, o público acompanhou a exibição de documentários sobre a cultura dos povos indígenas brasileiros.
De acordo com Kaituky Xikrin, o projeto tem como finalidade a exibição e democratização do material produzido por membros da comunidade, que mostram as celebrações, rituais, festas e demais tradições da etnia.”

 FONTE: CORREA, Evandro. Etnia Xikrin usa o cinema para perpetuar sua cultura. O liberal. Belém, 26 dez. 2010. Opinião, Atualidades, p.3


Esse tipo de projeto é muito importante para prevalecer à cultura indígena, pelo fato de mostrar de forma bem espontânea seus traços e tradições que não podem ser esquecido pela a sociedade e o governo. Ensejo dizer que a cultura indígena é de extrema importância para mim e esse grande projeto do cineasta Ronaldo Rosa de regaste e colocar em documentário as tradições da etnia Xikrin; possa mostrar de forma oriunda as riquezas e belezas dos seus rituais e festas. E que elas não podem ser esquecidas ou banalizadas pelo o governo e pela sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário