quarta-feira, 20 de julho de 2011

Filosofia (Noel Rosa, 1933)

Filosofia foi escrita pelo grande Boêmio Noel Rosa em 1933. A composição foi composta para descrever a sociedade de sua época que exigia de cada indivíduo um sentimento de progresso e amor a nação.  Porém, àqueles cidadãos que não se enquadrava em erguer a pátria ou que mantivesse a vida fácil não merecia o respeito popular.Por esta razão, Noel Rosa criticava as sociedades que praticava, esses padrões aos indivíduos, pois para ele seria uma adaptação enganadora, que valorizava apenas o dinheiro e os bons costumes. Deste modo, as ideologias que eram proposta  pelas sociedades eram totalmente contra a ideologia boemia, pois, para Noel essa ideologia era uma felicidade falsa e passageira.


Noel Rosa compôs esta composição há mais 70 anos e ainda reflete muito sobre como a sociedade brasileira, principalmente cidadãos das periferias são tratados pela elite e o governo.






O mundo me condena
E ninguém tem pena
Falando sempre mal do meu nome
Deixando de saber
Se eu vou morrer de sede
Ou se vou morrer de fome.

Mas a filosofia
Hoje me auxilia
A viver indiferente assim.
Nesta prontidão sem fim
Vou fingindo que sou rico
Para ninguém zombar de mim.

Não me incomodo
Que você me diga
Que a sociedade
É minha inimiga.
[Hoje] cantando neste mundo
Vivo escravo do meu samba
Muito embora vagabundo.

Quanto a você
Da aristocracia
Que tem dinheiro
Mas não compra alegria
Há de viver eternamente
Sendo escrava desta gente
Que cultiva hipocrisia.




Camille Miranda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário