quarta-feira, 13 de outubro de 2010

A arte de dar a luz : Maiêutica Sócratica

O filosófo utilizava para tanto um procedimento que tinha caráter purificador. Através da refutaçao , despertava-se nos outros a consciência da sua propria ignorância , estimulando-os a realizar uma investigação rescontrutiva para se chegar a uma opinião mais proxima da verdade .Sócrates ponderava  que todo o conhecimento já está no interior dos homens , porém ele está adormecido  e esquecido . A maiêutica pressupõe que o conhecimento do homem já está dentro de si. Mais esse conhecimento implica o conhecimento das própias faltas e carências , pois a verdadeira sabedoria consiste em admitir a própria ignorância , em eliminar as opiniões e os conceitos enganosos , e abrir o espírito para  chegar ao conhecimento da verdade. A presunção do saber, sem possuir,origina os erros que nós cometemos com a nossa inteligência .
Mais esse conhecimento verdadeiro não pode ser relativo a cada sujeito cognoscente como os sofistas afirmavam. Deve ter de fato uma autonomia, ela deve existir e ser valida para todos.
O papel do filosófo assemelhava-se a uma parteira , que faz nascer o rebento depois de uma longa gestação . A gestação seria a refutação em que nos encaminha em direção à verdade pela eliminaçao do erro e da falsa opinião .O particular é objeto de opinião e está, portanto, sujeito ao erro. A Refutação elimina o erro que impregnar o particular, a falsa opinião que lhe diz respeito, e a maiêutica faz nascer o universal, procede á parturiçao do conhecimento verdadeiro.


“Minha arte maiêutica tem as mesmas atribuiçoes gerais. A diferença é que se aplica aos homens e não as mulheres é as almas que auxilia no trabalho de parto , não aos corpos. Mas o maior privilegio da arte que pratico é que ela põe prova e discerne com o todo vigor se é a aparência verdadeira ou mentirosa que engendra  a reflexão do jovem ou se é fruto de vida e de verdade. Tenho com efeito a mesma deficiencia das parteiras .Dar a luz ao saber não está em meu poder,e a censura que vários já me fizeram de que,ao colocar questões  aos outros , não dou jamais nenhuma opinião pessoal sobre qualquer assunto,e que a causa disso é a nulidade do meu proprio saber , é censura verídica” (Sócrates)

Um comentário:

  1. Agradabilíssimo texto. Espero, o mais rápido possível, poder ler Sócrates para debater com você com mais afinco e alento. Novamente: Parabéns pelo Blog, continue assim que o "negócio vai crescer sem que percebas".
    Beijos, Adrian.

    ResponderExcluir