segunda-feira, 18 de outubro de 2010

-

Estou lendo um livro esplêndido do extraordinário filosofo Aristóteles que se chama “Ética a Nicômaco”, ainda estou no começo do livro mais há algo que fez eu vim posta aqui sobre uma parte que o livro trata. Fiquei intrigada e comecei a fazer reflexões sozinhas, sobre virtudes e ações voluntariamente, involuntariamente e não-voluntários, pois estas ações são retratadas nesse capítulo.

(A parte do livro que fala sobre tal ação é o Livro III, Cap.1. P.56).

"O capítulo começa abordando a virtude com relações às paixões e ações, e pondera que só as ações voluntárias são louvadas ou censuradas e as involuntárias recebem o perdão e às vezes inspiram compaixão. Porque as involuntárias inspiram esses sentimentos?
Na verdade essas ações involuntárias ocorrem sobre a compulsão ou é forçado a fazer algo por homens que tem em seu poder, mais essas ações se praticam para evitar certos males.Veja o exemplo : “Se um tirano ordenasse a uma pessoa que praticasse um ato ignóbil, e tal pessoa tivesse os pais e os filhos em poder daquele tirano e por isso cometesse o ato para salva-lo, pois ao contrario seriam mortos”.
Se esses atos de salvar a vida dessas pessoas podem ser retratados de formas mistas, pois se assemelham os atos voluntários em função de serem escolhido no momento, Pois a finalidade de uma ação varia conforme as circunstâncias. Ambos desses termos, de voluntário e involuntário devem ser usados com referencia ao momento da ação. Porque mesmo a pessoa não querendo participar de tal ato, uma força de dentro para fora faz com que aquela pessoa seja forçada a participar.

Mais Aristóteles mostra também que os homens são até louvados pela pratica de ações desse tipo ou outros preferem a morte a submeter a tal desgosto. Darei o exemplo de Sócrates quando alguém perguntou a ele se era preferível ele viver longe da pátria e calado e em paz. Ele o refuta-o dizendo que justamente isso seria desobedecer á Deus que o mais difícil não seria fugir da morte e sim da injustiça que corre mais rápido que a morte. Vemos que ninguém pode nos forçar a praticar certos delitos, pois seria preferível a morte a viver em determinados sofrimentos e remorsos.

Agora iremos entender o que seria o não-voluntário, esse ato parte da ignorância. Entretanto essa ignorância seria a forma de fazer tal ato vil e não se arrepender, porque o arrependimento e o sofrimento são involuntários. Desse modo as pessoas que agem por ignorância e se arrependem são considerado agente involuntário e as que não se arrependem podemos chamar de agente não-voluntário. Todo homem perverso ignora o que deve fazer e o que deve renunciar, e em razão de erro destas espécies que os homens se tornam injusto e em gerais maus. Porém o termo involuntário não se aplica quando o homem ignora seus interesses, pois não é a ignorância na escolha do que deve fazer o que deve causa a ação involuntária, nem a ignorância universal, mas a ignorância dos particulares, isto é, das circunstâncias da ação e dos objetos com que ele se relaciona. São exatamente esses que merecem compaixão e perdão, pois a pessoa que ignora qualquer dessas coisas age involuntariamente.

Em suma , quando uma pessoa comete um homicídio e não se arrepende ela agiu de forma não-voluntária, pois essa pessoa é cruel e os sentimentos que nela ocupa são de ódio e maldade. Se nós tivermos que fazer algo por alguém que amamos é esse ato for ignóbil, mas temos que faze-lo,  por não ter outra solução á não ser a morte agiremos de forma involuntária e quando fazemos coisas que agirmos por vontade própria ou ações que podem ser censuradas agiremos voluntariamente.

A idéia de querer debater sobre tal assunto e que tudo irá ter uma explicação seja ela valida ou não. Aristóteles me fez pensar nesses atos que todos nós cometemos que o mundo e cheio dessas ações que eu acabei de retrata á vocês, e que nós somos humanos e estamos propenso a fazer parte dessas ações, seja ela por vontade própria, ou algo que temos que agir partindo da vontade dos outros, e algo que fazemos e não nos arrependemos,mesmo sabendo que esse tal ato pode não ser correto."

Beijoos !
Aaah começou hoje a semana acadêmica do curso de letras da ufpa . Tá tudo muito lindo , aprimorar os meus conhecimentos com grandes Mestres da instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário