sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Icamiabas - Guerreiras Amazonas



"Historiadores afirmam que o navegador Orelhana, cuja aventura vimos antes, não combateu com mulheres. Na verdade, teria se defrontado com uma tribo de índios encabelados, os quais, na guerra, eram auxiliados pelas mulheres, daí Orelhana ter se confundido.

Mas outros, inclusive o Frei Gaspar de Carvajal, que participou da expedição, dão o testemunho da existência das mulheres guerreiras, no que são acompanhados por descrições de diversos índios. Mas estes não falavam em amazonas, até porque não sabiam o que significava. Os índios falavam em Icamiabas, que significa "mulheres sem maridos".

As Icamiabas viviam no interior da região do Rio Nhamundá, sozinhas. Ali, eram regidas por suas próprias leis. Durante muitos anos foram procuradas por diversos estudiosos e exploradores, porém nunca foram encontradas. A região era denominada por estes aventureiros de País das Pedras Verdes e era guardada por diversas tribos de índios, das quais a mais próxima das Icamiabas era a dos Guacaris.

E por que a denominação de País das Pedras Verdes? Porque era justamente daí que se originavam os muiraquitãs, as famosas pedras verdes... Dizia-se que as Icamiabas realizavam uma festa anual dedicada à lua e durante a qual recebiam os índios Guacaris, com os quais se acasalavam.

Depois do acasalamento, mergulhavam em um lago chamado Iaci-uaruá (Espelho da Lua) e iam buscar, no fundo, a matéria-prima com que moldavam os muiraquitãs, os quais, ao saírem da água, endureciam. Então presenteavam os companheiros com os quais tinham feito amor... Os que recebiam, usavam orgulhosamente pendurados ao pescoço. No ano seguinte, na realização da festa, as mulheres que tinham parido ficavam com as filhas e entregavam os filhos para os Guacaris. "


( Lendas Amazonicas, Icamiabas. Disponível em:
<http://www.boicaprichoso.com/lendas.asp?ID=3&Sessao=Lendas%20Amazônicas.
Acesso em 22 out. 2010)

Conori- Amazonas

Conori , Conori , Conori , cunhã puiara
Conori , Conori , rainha das icamiabas
Mulheres valentes guerreiras
Belas seminuas manejo certeiro
Com arcos e flechas
Se banham no lago espelho da lua

Índias dos cabelos longos
Que habitam o rio Nhamundá
Magia nos potes sagrados
Perfumam Iací-Aruá

Amantes dos muiraquitãs
As virgens do sol mostram seu valor
Na casa de pedra em noite de festa
Forçavam os guerreiros , forçavam os guerreiros para o amor

E Orelana se encantou
Com o reino das bravas índias guerreiras
Amazonas , Amazonas
E batizou o imenso e valioso rio
Das Amazonas , das Amazonas

Icamiaba , icamiaba, icamiaba mergulhou
Talismã de Iaci pras cunhãs os sagrados verdes muiraquitãs


Nenhum comentário:

Postar um comentário