sexta-feira, 22 de outubro de 2010

O Amante da noite : Sonho das caboclas .

A lenda do Boto:

Metido em roupa branca, com um chapéu para esconder o buraco da cabeça. Caboclo forte é bonito, é o sonho das caboclas dos beiras. Seu magnetismo é incrível, sempre está nas festas dos ribeirinhos para conquistar a moça mais linda, ele vem como pororoca, vem para encantar. A cabocla não se contenta aos seus beijos se entrega ao boto sedutor, são os beijos mais quentes um erotismo que não tem fim, quando ela acorda depois de uma linda noite de amor ver que esta sozinha olha ao seu lado e não ver ninguém parece que teve um lindo sonho erótico. Fica triste e chora, pois sabe que foi seduzida pelo boto. Passam duas semanas a cabocla começa a ter enjôos e descobre que está grávida. A mãe pergunta:

-Quem é o pai?
-Minha mãe, fui seduzida pelo boto, ele é o pai.

Nasce a criança mais linda que a parteira já viu: O filho do Boto.



No mergulho sombrio as águas revelam um mundo estranho, dizem que o boto tem um castelo mais lindo debaixo do mar, com escadarias de Boiúnas, conchas corais que sustentam o reinado do mestre dos peixes, o senhor dos seres aquáticos.

Foi Bôto, Sinhá! - Waldemar Henrique e Antônio Tarvenad.

Tajá-panema chorou no terreiro
Tajá-panema chorou no terreiro
E a virgem morena fugiu pro costeiro

Foi boto, sinhá
Foi boto, sinhô
Que veio tentá
E a moça levou
E o tal dancará
Aquele doutô
Foi boto, sinhá
Foi boto, sinhô

Tajá-panema se pôs a chorar
Tajá-panema se pôs a chorar
Quem tem filha moça é bom vigiá!

Tajá-panema se pôs a chorar

2 comentários:

  1. "Foi Boto Sinhá" é o nome de uma canção de Waldemar Henrique, também harmonizada para grupo coral por Lucília Guimarães Villa -Lobos. Porém o poema não é de Waldemar Henrique; é de António Tavernard. ´poeta nascido em Icoaraci do Pará, morto em 1936,aos 28 anos, com lepra, uma doença incurável na época. É facil encontrar na internet uma fotografia sua. Ele merece essa homenagem.

    Manuel Lameira - Coimbra - Portugal

    ResponderExcluir
  2. Ah obrigada pela informação!
    Mas a composição só foi exposta pra tentar expressar a lenda em forma de canção. Mas foi muito bom o que você disse, pois pensei que a canção tivesse sido composta apenas pelo Waldemar Henrique. Irei colocar essas refêrencias no posto acima.

    Um grande abraço.
    Obrigada pelo comentário.

    Camille Miranda

    ResponderExcluir